Seja bem-vindo ao curso de Gestão de Projetos Internacionais!
Conforme conversamos em aula, há uma séria de desafios próprios da gestão de projetos internacionais, em parte devido à complexidade adicional de operar em diversos ambientes culturais, jurídicos, econômicos e políticos.
Listo uma séria de questões que precisam ser pensadas nesse primeiro momento e que vão nortear sue trabalho como gestão de projetos.
Competências necessárias:
Comunicação
Gerenciamento de Expectativas
Liderança
Tomada de decisões
Código de Ética
Conhecimento de Legislação
Gestão de Risco
Domínio de Ferramentas de Gestão
Gerenciamento de tempo/prioridades
Cultura Organizacional
Falamos sobre a cultura organizacional, que podemos resumir como um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que definem uma organização.
Ela molda como os membros da organização interagem entre si e com o exterior, influenciando a motivação, a satisfação no trabalho e, por fim, o sucesso da organização. Uma cultura organizacional forte pode servir como um poderoso mecanismo de alinhamento, garantindo que todos na organização estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos e compartilhem uma visão comum.
Num projeto internacional, a cultura organizacional também desempenha um papel crucial em definir como a equipe se aproxima do trabalho, resolve conflitos e colabora entre fronteiras. Equipes com culturas organizacionais compatíveis ou complementares são mais propensas a trabalhar eficazmente juntas, enquanto diferenças significativas podem levar a mal-entendidos e ineficiências.
Sobre inteligência cultural
Inteligência Cultural
Desenvolva a habilidade de se relacionar e trabalhar efetivamente em contextos culturais diversos.